top of page
  • Foto do escritorJoice Viana

SAIBA COMO LIDAR COM O ESTRESSE NA PANDEMIA DE COVID 19

Grupo de pesquisa da área de psicologia da PUC-Campinas, em parceria com a PUC-RS, montam cartilha para ajudar e orientar as pessoas que estão sentindo desconforto emocional durante o isolamento social

O isolamento social e o fato de ser obrigado a parar de realizar atividades e hábitos que eram comuns e gratificantes para nós, como acordar sempre no mesmo horário, trabalhar e interagir com os colegas de empresa, fazer exercícios ao ar livre ou na academia, ir para a escola, conversar com os amigos da vizinhança no portão de casa, tomar o café da tarde na casa da amiga, brincar com as crianças da rua depois de chegar da escola..., tem deixado muita gente fora do eixo, provocando ansiedade e estresse, além de medo e preocupação por conta da pandemia de COVID 19.


Pensando nesses questões que têm afetado a todos nós, um grupo de pesquisadores e estudantes de psicologia da PUC- Campinas e do Rio Grande do Sul criaram em conjunto a Força-Tarefa PsiCOVIDa, com o intuito de ajudar e orientar as pessoas a lidarem melhor com esses desconforto emocionais que, muitas vezes, elas mesmas não conseguem identificar sozinhas e que podem, com o tempo, se transformar em algo mais grave para a saúde mental.


O grupo tem a missão de distribuir informação e contribuir com o bem-estar das pessoas durante a pandemia através de vídeos e minicursos, folhetos, cartilhas baseados na ciência da psicologia e áreas afins. Um desses produtos de comunicação é a "Cartilha para enfrentamento do estresse em tempos de pandemia", um documento em PDF que é possível baixar aqui.


Como eu já contei em outras oportunidades, meu marido teve alguns sintomas de ansiedade que começaram assim que foi determinado o isolamento social aqui em São Paulo e a empresa em que ele trabalha decidiu dar férias coletivas a todos os colaboradores. Alguns dos sintomas foram: falta de ar, má digestão, peso no estômago, prisão de ventre e tremores. Você também pode identificar quais os sintomas mais comuns você pode estar sentindo, sendo eles físicos, emocionais, comportamentais e cognitivos. Você pode até marcar eles no PDF, como uma espécie de formulário/questionário.

Fonte imagem: "Cartilha para enfrentamento do estresse em tempos de pandemia" (PDF)


Além disso, a cartilha ajuda você a se fazer perguntas para entender o que mais está te afetando durante o isolamento, e fornece dicas e sugestões do que você pode fazer com relação às suas angústias, medos e etc. No final você também pode escrever as suas anotações e tem acesso a fontes de informação úteis como a OMS (Organização Mundial da Saúde), Diques Saúde (136), Centro de Valorização da Vida (CVV 188) e Central de Atendimento à Mulher (180).


Se você gostou dessa matéria, compartilhe! Muitas pessoas estão sofrendo com o isolamento social durante a pandemia, pode ser alguém próximo a você, vai que você não está sabendo?!


Fontes: PUC Campinas e PUC-RS

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page