top of page
  • Foto do escritorJoice Viana

CAMPANHA #SETEMBROAMARELO

Iniciativa criada pelo CVV (Centro de Valorização da Vida) em conjunto com outras instituições, desde 2015 luta contra o suicídio no país


O mês de setembro sempre é muito importante quando se fala de saúde mental, mas não podemos deixar de lembrar que todos os dias é importante celebrar a VIDA e ajudar as pessoas que não estão conseguindo enxergá-la com positividade.


Diversas empresas, ONGs, influencers, artistas e veículos de comunicação dedicaram uma atenção especial no mês passado para combater o suicídio, que mata uma pessoa a cada 40 segundos no mundo.


Para entender como essas campanhas impactaram as pessoas aqui no Brasil, a Taluna, empresa que fornece insights em tempo real sobre consumidores, realizou uma pesquisa que você confere agora nesse infográfico que o FLUIRDAMENTE preparou:

O que mais me chamou atenção nesse gráfico foi a quantidade de pessoas que tiveram pensamentos suicidas e, mesmo assim, não procuraram ajuda (15%), além disso, apenas 4% foram atrás da ajuda de um profissional imediatamente.


CAMPANHA DO CVV NO INSTAGRAM


O CVV (Centro de Valorização da Vida - 188) fez uma campanha muito interessante no Instagram. Eles lançaram um filtro no stories que era um o desafio de 40 segundos, em que você tinha que responder sim ou não para algumas perguntas e quando acabava o tempo, olha o que acontecia:


CAMPANHA DO FLUIRDAMENTE

A gente também não ficou de fora do #SetembroAmarelo! Começamos pela cor de todas as postagens, que não poderia ser outra, o Amarelo. No início do mês lançamos a campanha "Transtorno Mental não tem Cara", em que as pessoas mandavam suas fotos, informando por qual tipo de transtorno mental ela estava passando ou já tinha enfrentado, nome e idade, sem mais explicações, e elas eram divulgadas com o intuito de mostrar para todo mundo que não precisamos ter medo de falar pelo que passamos, que todo mundo está sujeito a passar por isso e, principalmente, deixar claro que não é porque eu tenho depressão, que eu preciso estar triste o tempo todo, pode haver uma pessoa com depressão e pensamentos suicidas do seu lado e você nem sabe.


Além de descobrirmos que o #transtornomentalnãotercara, o @fluir_damente compartilhou #dicadeleitura; mostrou que pessoas ricas e famosas ("que tem tudo") também tiveram pensamentos suicidas alguma vez na vida; trouxe dicas de terapias diferentes das tradicionais, que podem auxiliar o tratamento convencional; falamos também como os animais trazem benefícios para a nossa saúde mental; abordamos temas que são um tabu ainda e que contribuem para que algumas pessoas se sintam inferiores por não se "encaixarem" na sociedade; e mostramos que os transtornos mentais não afetam apenas a nossa psique, mas também provocam dores musculares e outros efeitos físicos em nosso corpo.

E aí, o que acham do conteúdo? Comente.


Namastê!

230 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page