Se precisar de ajuda ligue: 188 (CVV)

OQUE É DEPRESSÃO?

Se você chegou até esse artigo é porque está passando por algum momento muito difícil na sua vida ou tem alguém que ama muito e você quer saber como ajudar, acertei? Posso ter errado também, pode ser só uma pesquisa de escola, faculdade e afins, o que importa é não ter certo ou errado na vida e esse conteúdo com certeza foi feito pra você, independente do motivo!

Bom, vamos falar sobre a tão temida Depressão que é, muitas vezes, alvo de pré-conceito por quem nunca teve a doença. Eu não tinha pré-conceito, pois tenho amigos que convivem com ela há anos, mas até eu ser diagnosticada com depressão e transtorno de ansiedade generalizada (TAG) não tinha capacidade alguma de dimensionar a dor física e mental que as pessoas sentiam e agora posso falar com propriedade, a doença não se trata de falta de fé, vontade ou muito menos seja uma frescura.

Vamos aos fatos, se você não teve depressão ainda, tome cuidado! Isso não é mau agouro, mas cerca de 19% das pessoas no mundo todo em algum momento da vida terá que enfrentar quadros depressivos, ou seja, isso seria uma em cada cinco pessoas. Vai dizer que você não conhece algumas pessoas passando por esse quadro ou que já passaram?

Apesar de estar na classe de doenças mentais, a depressão não atinge apenas o cérebro, ela é uma doença multisistêmica, ou seja, afeta diversos órgãos do nosso corpo e sistemas do nosso organismo. Veja alguns sintomas: extrema tristeza; ansiedade e angústia; dificuldade de concentração; falta de memória recente; alterações do apetite (tanto em excesso, quanto falta de apetite) e do sono (ou dorme em demasia durante o dia todo ou não tem sono); cansaço em excesso; fadiga; aumento de dores; falta de energia.

Eu, por exemplo, tive problemas de intestino, meu cabelo caía bastante, tive um problema na minha boca, em que saía manchas avermelhadas e coçava, sentia muitas dores que antes eu não tinha, uma angústia muito grande, inquietação e irritação, tristeza profunda entre outras coisas.

Mas como chegamos nesse ponto?

Podem ser vários os motivos. Pode ser algo genético, por exemplo, a minha avó paterna e meu pai tiveram um quadro de depressão, ou seja, meu caso pode ter sido genético. Mas, eu também passei por alguns traumas relacionados ao trabalho, como assédio moral, e outras questões na minha infância, o que pode ter ajudado para eu entrar nesse quadro depressivo. Outra causa pode ser uma bioquímica cerebral em que há deficiência na produção de substâncias como a noradrenalina, serotonina e dopamina que regulam a atividade motora, o apetite, o sono e o nosso humor.

Existe cura para depressão?

A depressão tem alguns níveis: leve, moderado e grave. O diagnóstico da depressão pode ser realizado por um clínico geral, psiquiatra ou psicólogo e o nível em que você se enquadra determinará qual a melhor maneira de tratamento para você. Os casos leves não necessitam de medicação e a psicoterapia entra como uma ótima alternativa. Eu, por exemplo, tomei antidepressivos e fui acompanhada por psicólogos e a linha que mais deu certo comigo foi a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC).

Quanto à medicação, somente um psiquiatra que sabe do seu histórico de vida e tem em mãos seus exames de sangue e etc., poderá analisar qual a melhor medicação e mesmo assim, pode ser necessário que haja mudanças devido aos efeitos colaterais, eu mesma troquei diversas vezes. Infelizmente, a maioria dos remédios causam ganho de peso e diminuição da libido, no meu caso eu não engordei, mas perdi a libido.

Ok, mas existe cura? Segundo site do Ministério da Saúde de 90 a 95% dos pacientes apresentam remissão total da doença. Eu me curei depois de um ano e meio de muito sufoco e tentativas de suicídio. Saiba que tudo vai passar!

Agora veja 5 estratégicas para melhorar da depressão:

sintomas_depressao_leila_sleiman.JPG
Fonte imagem: @psicologaleilasleiman
Fontes: Drauzio Varella; Saúde Abril; UOL; Minha Vida e Ministério da Saúde

FLUIRDAMENTE

NEWSLETTER

  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza

© 2020 by Fluirdamente created with Wix.com