• Joice Viana

O ISOLAMENTO SOCIAL ESTÁ AFETANDO A SUA SAÚDE MENTAL?

Atualizado: Out 12

Site disponibiliza atendimento com psicólogos e outros profissionais de forma GRATUITA durante a quarentena. Conheça o A Chave da Questão

Todos sabemos o quão crítico está sendo essa pandemia da COVID 19 – menos o Bolsonaro, é claro –, tanto pela quantidade de pessoas que nos deixaram, hoje chegamos a marca de cerca de 14.800 mil mortes em todo país, quanto pela nossa sanidade mental, já que estamos isolados em casa há quase dois meses, vivendo 24h por dia dentro de um mesmo espaço, com as mesmas pessoas.


Apesar de ser muito importante, pensar positivo não elimina o fato de que ficar em casa todo esse tempo, com a possibilidade de contrair uma doença tão devastadora quanto essa, de perder o emprego – para aqueles que ainda estão trabalhando e não foram demitidos -, entre outras coisas, possa gerar algum tipo de ansiedade fora do comum devido à incerteza do nosso futuro nesse cenário caótico.


Além disso, temos no Brasil uma falta de liderança política e gestão que provoca confusão de informações e medidas a serem adotadas, o que torna a espera da diminuição de casos confirmados e mortes ainda mais angustiante para todos nós e isso tem levado muitas pessoas a procurarem a ajuda de psicólogos que atendem online.


A CHAVE DA QUESTÃO NA COVID 19

Esses dias eu descobri o site A Chave da Questão, uma plataforma muito interessante que visa juntar vários profissionais de psicologia do país todo e pacientes que estão em busca de atendimento, isso sem ficar com nenhuma porcentagem do valor pago nas consultas. Eu sei muito bem como é difícil achar um psicólogo, geralmente buscamos através de indicação de amigos, faculdades que oferecem o serviço de forma mais barata, algumas instituições e etc.


Mesmo depois de achar, ainda passamos por um tempo de adaptação com o profissional e as vezes você não consegue criar uma conexão e precisa trocar de novo. O legal no site A Chave da Questão é que você pode conhecer um pouco do perfil dos psicólogos e suas especialidades antes de entrar em contato com eles, nessa mesma página você já tem um contato visual, já que cada profissional tem a sua foto postada também.


Afinal, porque eu estava falando de COVID 19 e agora desse site? Vou explicar.... Geralmente o atendimento desses profissionais é pago, os valores são alinhados entre os pacientes e o psicólogo levando em conta a tabela do Conselho Regional de Psicologia para psicoterapia, mas nada impede que o cliente negocie um valor mais em conta. Porém, a idealizadora e coordenadora técnica do site, Dr. Fátima Marques, decidiu oferecer o serviço de acolhimento gratuito durante a pandemia de forma GRATUITA.


COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO DO SITE CHAVE DA QUESTÃO?


A Chave da Questão tem três anos de vida e conta com psicólogos registrados no Conselho Regional de Psicologia. Alguns voluntários também ajudam no tratamento dos usuários do site, como nutricionistas, musicistas, instrutor de mindfulness, ioga e etc., que são indicados para o paciente que necessita de um acompanhamento complementar. A ideia partiu da carioca, Fátima Marques, que tem 33 anos de experiência na clínica e é especialista no tratamento de ansiedade, depressão e doenças psicossomáticas. Ela concedeu uma entrevista para mim e me passou mais detalhes dos atendimentos.


Antes de dar mais informações sobre o acolhimento gratuito, gostaria de esclarecer como funciona o atendimento do site normalmente, para entendermos a diferença:


A plataforma oferece atendimento de psicoterapia e de aconselhamento, mas qual a diferença? Segundo a Fátima Marques, “Terapia ou psicoterapia é uma técnica, conceitualmente um processo científico de compreensão, análise e intervenção que se realiza através de intervenções sistematizadas que só deve ser exercida pelo psicólogo”. Já o acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PHN), que é um modelo psicoterápico também, que não tem local nem hora para acontecer, é mais breve e focal e trata basicamente de um problema pontual, em que a pessoa não consegue enxergar a solução de forma clara por conta da confusão que passa por sua cabeça e o profissional consegue fazer a pessoa enxergar seu próprio potencial para resolver aquela questão. O aconselhamento pode ser realizado em quatro modalidades: vídeo chat, voz, texto e presencialmente.


Veja como funciona através desse gráfico do site A Chave da Questão:


ACOLHIMENTO DURANTE A PANDEMIA


A Dr. Fátima se surpreendeu quando um dia o site passou de 500 acessos em média por mês, chegando a 1 milhão depois de 72 horas da divulgação do atendimento gratuito durante a quarentena. Hoje, chegando próximo a marca de 1,5 milhões de acessos, profissionais voluntários estão dedicados no atendimento das pessoas que necessitam de ajuda pelo Facebook e Instagram, além de promoverem lives com a interação do público, com o mesmo propósito de orientar, acolher, dar dicas, promover atividades guiadas, entre outras coisas.

Além dos psicólogos voluntários, médicos, nutricionistas, especialistas em PNL, instrutores de ioga e meditação, entre outros profissionais estão fazendo um atendimento complementar também de forma voluntária.


É importante ressaltar que o acolhimento é diferente da psicoterapia e do aconselhamento que já eram oferecidos pelo site de forma paga. No acolhimento durante a COVID 19 o atendimento psicológico vai orientar os pacientes para realizar algo para aliviar um problema que ele está tendo durante o isolamento social. Nessa modalidade o paciente tem até meia hora de conversa com o profissional, diferente dos atendimentos pagos que duram 50 minutos.


Para fechar, a Dr. Fátima gostaria de deixar uma mensagem para todos: "Estamos de férias da sociedade: daquela de consumo, daquela que é crítica, analítica, cruel e exigente. Conseguimos FÉRIAS! Voltamos para o LAR, que, por mais “desconhecido” ou estranho possa nos parecer, é um lugar seguro, próprio, singular. Vamos voltar para o LAR!!"


Fonte imagens: A chave da questão, freepik


*Entrevista concedida através do Whatsapp no dia 14/05/2020.

111 visualizações

FLUIRDAMENTE

NEWSLETTER

  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza

© 2020 by Fluirdamente created with Wix.com