top of page
  • Foto do escritorJoice Viana

COVID 19: QUAL O IMPACTO NA SAÚDE MENTAL?

Artigo da Revista Brasileira de Psiquiatria aponta que as sequelas da pandemia em nossa mente podem ser maiores do que a própria doença infecciosa

Foto: prostooleh/freepik


No surgimento dos primeiros casos de COVID 19 no Brasil, em março, a Revista Brasileira de Psiquiatria publicou um artigo que deixa uma alerta sobre a importância de se ter cuidado com a saúde mental da população que, de repente, se viu em uma situação totalmente nova, de isolamento total devido ao alto grau de contágio pelo vírus.


Por mais que a doença em si seja muito letal, as consequências para a saúde mental podem ser ainda maiores, ou seja, mais pessoas podem acabar desenvolvendo algum tipo de transtorno mental, do que ser infectado pela doença e morrer por conta dela. Lembrando que a depressão, por exemplo, pode levar ao suicídio também.


CONFIRA ALGUNS TRECHOS DO ARTIGO:


Durante as epidemias, o número de pessoas cuja saúde mental é afetada tende a ser maior do que o número de pessoas afetadas pela infecção. Tragédias anteriores mostraram que as implicações para a saúde mental podem durar mais e ter maior prevalência do que a própria epidemia e que o impactos psicossociais e econômicos podem ser incalculáveis ​​se considerarmos sua ressonância em diferentes contextos.


Medidas de diagnóstico, rastreamento, monitoramento e contenção para COVID-19 foram estabelecidas em vários países. No entanto, ainda não existem dados epidemiológicos precisos sobre as implicações psiquiátricas relacionadas às doenças ou seu impacto na saúde pública. Um estudo chinês forneceu alguns insights a esse respeito. Aproximadamente metade dos entrevistados classificou o impacto psicológico da epidemia como moderado a grave e cerca de um terço relatou ansiedade de moderada a grave. Dados semelhantes foram relatados no Japão, onde o impacto econômico também foi dramático.


Outro estudo relatou que pacientes infectados com COVID-19 (ou suspeitos de estarem infectados) podem experimentar intensas reações emocionais e comportamentais, como medo, tédio, solidão, ansiedade, insônia ou raiva, como foi relatado sobre situações semelhantes no passado . Tais condições podem evoluir para transtornos, sejam eles depressivos, de ansiedade (incluindo ataques de pânico e estresse pós-traumático), psicóticos ou paranóicos, e podem até levar ao suicídio. Essas condições podem ser especialmente prevalentes em pacientes em quarentena, cujos aspectos psicológicos o sofrimento tende a ser maior. Em alguns casos, a incerteza sobre infecção e morte ou sobre infectar familiares e amigos pode potencializar estados mentais disfóricos.


Mesmo entre pacientes com sintomas comuns de gripe, o estresse e o medo devido à semelhança das condições podem gerar sofrimento mental e piorar os sintomas psiquiátricos. Apesar do fato de a taxa de casos confirmados vs. suspeitos de COVID-19 ser relativamente baixa e que a maioria dos casos é considerada assintomática ou leve, bem como que a doença tem uma taxa de mortalidade relativamente baixa, as implicações psiquiátricas podem ser significativamente elevadas, sobrecarregando os serviços de emergência e o sistema de saúde como um todo.


Em conjunto com ações para ajudar pacientes infectados e em quarentena, estratégias direcionadas à população em geral e grupos específicos devem ser desenvolvidas, incluindo profissionais de saúde que estão diretamente expostos ao patógeno e têm altas taxas de estresse. Embora alguns protocolos para médicos tenham sido estabelecidos, a maioria os profissionais de saúde que atuam em unidades de isolamento e hospitais não são capacitados para prestar assistência em saúde mental durante pandemias, nem recebem atendimento especializado. Estudos anteriores relataram altos índices de sintomas de ansiedade e estresse, bem como transtornos mentais, como estresse pós-traumático, nessa população (principalmente entre enfermeiros e médicos), o que reforça a necessidade de cuidados.


Outros grupos específicos são especialmente vulneráveis ​​em pandemias: adultos mais velhos, imunocomprometidos, pacientes com condições clínicas e psiquiátricas anteriores, familiares de pacientes infectados e residentes em áreas de alta incidência. Nesses grupos, a rejeição social, a discriminação e até a xenofobia são frequentes.


Especificamente para esse novo cenário do COVID-19, três fatores principais devem ser considerados ao desenvolver estratégias de saúde mental:


1) equipes multidisciplinares de saúde mental (incluindo psiquiatras, enfermeiras psiquiátricas, psicólogos clínicos e outros profissionais de saúde mental);


2) comunicação clara envolvendo atualizações regulares e precisas sobre o surto de COVID-19; e


3) estabelecer serviços de aconselhamento psicológico seguros (por exemplo, por meio de dispositivos eletrônicos ou aplicativos)


Artigo completo (em inglês): http://www.bjp.org.br/details/943/en-US


Fotos: freepik

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page