• Daniela Viggiano

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SAÚDE MENTAL

Descubra como os alimentos que você consome prejudicam sua mente e bem-estar. E saiba quais nutrientes são essenciais para o nosso organismo

Foto: Freepik


A depressão acomete aproximadamente 10% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa doença pode ser leve, moderada ou grave, e necessita de tratamento. No Brasil, mais de 12 milhões de pessoas sofrem com a doença, que é considerada uma deficiência relacionada a transtornos afetivos.


Atualmente, existem muitas formas de tratamento para a depressão, desde o uso de medicação, até medicinas alternativas e alimentação.


MÁ ALIMENTAÇÃO E DEPRESSÃO

A má alimentação intoxica o organismo, causando uma inflamação crônica por todo o corpo. Isso acontece quando comemos produtos industrializados, gorduras e carboidratos em excesso.


Quando todo o corpo fica comprometido, em especial o nosso intestino, que fica inflamado, há perda na absorção de diversos nutrientes, dentre eles, vitaminas do complexo B e magnésio - nutrientes diretamente ligados a saúde mental.


O magnésio em falta pode causar sensações de cansaço e indisposição, além de acometer o transporte do hormônio serotonina, que regula a sensação de bem estar. Além disso, 80% da nossa serotonina é produzida no intestino que, quando acometido por uma inflamação crônica, reduz drasticamente essa produção, podendo causar ansiedade e depressão.


COMO RECUPERAR A SAÚDE MENTAL


O primeiro passo para regular o nosso organismo para prevenção e/ou tratamento de transtornos mentais, como ansiedade e depressão é evitar produtos industrializados e ultraprocessados, como: margarina, macarrão instantâneo, biscoitos, comida pronta congelada, embutidos (salsicha, linguiça, mortadela), dentre muitos outros.


Após a redução do consumo de alimentos tóxicos, a inflamação no organismo irá reduzir e o intestino voltará a funcionar adequadamente, absorvendo os nutrientes que precisamos e produzindo mais serotonina. Entretanto, vale listar alguns alimentos que vão acelerar esse processo de recuperação:


  • Hortaliças: são ricas em folato, uma das vitaminas do complexo B, que previne o desenvolvimento de transtornos mentais, pois é matéria prima para a produção de serotonina.

  • Aveia: ajuda no controle do colesterol, na saúde intestinal e combate a ansiedade e depressão através de diversas vitaminas e fibras.

  • Castanha do Pará: rica em selênio, reduz os radicais livres no organismo, que são substâncias tóxicas. Além de auxiliar no emagrecimento, a castanha previne envelhecimento celular e reduz a inflamação no sistema nervoso.

  • Peixes e frutos do mar: ricos em ômega 3, que reduz a inflamação crônica no organismo e auxilia na modulação dos neurotransmissores e transporte de serotonina.

  • Frutas: abacate, banana e mamão são ótimos exemplos de frutas ricas em triptofano, elemento essencial para a produção de serotonina.

Foto: onlyyouqj/freepik.com

  • Chocolate amargo: rico em flavonóides, reduz inflamação na membrana dos neurônios, podendo reduzir a depressão em até 70%.

  • Chás: calmantes e relaxantes naturais, reduzem o risco de depressão e ansiedade e melhoram a qualidade do sono. Aposte em chá de erva cidreira, camomila, alecrim e alfazema.

VITAMINA D E TRANSTORNOS MENTAIS

A vitamina D previne osteoporose, doenças cardíacas, câncer e depressão, além de influenciar o sistema imunológico. Ela pode ser encontrada no salmão, atum, gema de ovo, leite, queijos, mas a exposição solar é a principal fonte para produção natural de vitamina D.


É importante lembrar que para produção adequada, é necessária exposição solar direta na pele, sem qualquer produto. Por isso, vale investir no sol da manhã. A maioria das pessoas necessita de suplementação, pois não têm o costume de se expor ao sol para a devida produção da vitamina.


A vitamina D, quando suplementada em excesso, pode causar intoxicação, como mostram muitos casos de suplementação sem acompanhamento de um profissional que ocorreram durante a pandemia da Covid 19.


Daniela Viggiano

CRN3:42888

FLUIRDAMENTE

NEWSLETTER

  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza

© 2020 by Fluirdamente created with Wix.com